Trato iliotibial

O que é?
O trato ilitibial é uma faixa de tecido fibroso que está localizado no osso da bacia e a partir dos músculos tensor da fáscia lata, glúteo máximo e médio que vai até a tíbia e fíbula.  A síndrome o trato iliotibial consiste na lesão por sobrecarga no trato iliotibial.

Causa
A síndrome do trato iliotibial ocorre por conta do atrito excessivo da porção distal sobre o epicôndilo lateral do fêmur durante um movimento repetido. Algumas alterações como pronação excessiva dos pés, joelho em varo, encurtamento, fraqueza muscular no nível da coxa podem contribuir para o surgimento do problema.

Sintomas
Dor na lateral do joelho após grandes esforços, inchaço local, em alguns casos a dor pode ser tão intensa que pode incomodar mesmo quando o indivíduo estiver em repouso.

Diagnóstico
Alguns testes clínicos para identificar a característica da dor são realizados, o paciente ainda faz alguns movimentos de flexo-extesão do joelho sem apoio ou com apoio.

Tratamento
O tratamento é baseado no uso de analgésicos, anti-inflamatórios, gelo, repouso e fisioterapia. Técnicas de liberação miofascial, massagens terapêuticas e exercícios para relaxamento muscular.
Não existe uma regra para prevenir essa síndrome, o ideal é fazer fortalecimentos muscular antes de iniciar os treinos e respeitar os seus limites.