Tendinite do Bíceps

O que é?
É uma inflamação no tendão que une a parte superior do músculo bíceps ao ombro. A tendinite também é conhecida como tendinite bicipital.

Causas
A tendinite pode ocorrer gradualmente por conta do desgaste ou ser uma consequência de uma lesão direta. A lesão pode ocorrer devido ao seu uso em excesso ou atividades esportivas.

Dor ao movimentar o braço ou o ombro, especialmente ao levantar o braço acima do ombro ou carregar objetos pesados. Dor noturna também é frequente.

O médico irá fazer exames para avaliar o braço e o ombro verificando quais são as áreas doloridas ao longo do músculo e do tendão do bíceps. Exames de imagem podem ser necessários.

Em alguns casos ocorre a ruptura completa do tendão do bíceps e então o músculo do bíceps migra para o cotovelo desenvolvendo uma saliência como se estivessemos “fazendo muque” , damos o nome de sinal de Popey, como no desenho animado.

O tratamento pode ser feito por meio de repouso,  compressas frias ou quentes,, prescrição de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos e fisioterapia.
Quando o tratamento conservador não traz resultados satisfatórios seu médico poderá indicar um procedimento cirúrgico.

Artroscopia
A cirurgia mais comum para a tendinite bicipital é artroscopia, especialmente quando é diagnosticado uma lesão importante do bíceps que não respondeu bem ao tratamento conservador. Neste procedimento também é possível avaliar toda a cavidade do ombro em busca de outras patologias e repará-las de imediato.