Tendinite calcária dos ombros: o que é e como tratar

Na tendinite calcária, problema que acomete principalmente mulheres com idade entre 30 e 50 anos, o acúmulo de cálcio nos tendões vai dificultando os movimentos e causando muita dor nos ombros.

Não há uma causa indicada para o surgimento deste tipo de tendinite. Sabe-se, porém, que o cálcio se acumula na região dos tendões, principalmente do manguito rotador, e o nosso corpo o reabsorve espontaneamente. No entanto, em algumas situações, esse cálcio não é reabsorvido e aí começam os sintomas dos quais os pacientes nessas condições se queixam. Muitas dessas pessoas já sofrem de uma tendinite prévia na região antes do desenvolvimento da tendinite calcária.

Na fase aguda da doença pode ocorrer uma dor intensa que irradia para o deltoide e, ao tocar o ombro, é possível identificar o ponto certo da dor. Outros sintomas são limitações no movimento do ombro. Na fase crônica os sintomas são os mesmos da síndrome de impacto, ou seja, dor e dificuldade para executar os movimentos da articulação.

Sobre o diagnóstico

Além dos sintomas relatados pelo paciente, a tendinite calcária pode ser confirmada com um exame de Raio X. Também é recomendada a realização de uma ressonância magnética para o médico confirmar ou descartar suspeita de lesão no tendão. Apenas com o diagnóstico confirmado seguramente para tendinite calcária é que pode ser iniciado o tratamento para o problema.

Entre os tratamentos indicados estão a prescrição de analgésicos, repouso, crioterapia e fisioterapia. Em outros casos também pode haver a necessidade de tratamento cirúrgico, que é realizado com o objetivo de retirar o depósito de cálcio do tendão, procedimento que pode ser feito por meio de artroscopia do ombro.

O mais importante nesses casos é sempre procurar a ajuda de um ortopedista quando sentir os sintomas do problema e nunca se automedicar, pois isso pode mascarar o agravamento da doença. Somente o médico, a partir do diagnóstico, poderá traçar o tratamento correto.