Síndrome do Impacto

O que é?
É o atrito entre estruturas ósseas, tendões e bursa do ombro.  Ela se inicia aos 25 anos de idade em média com edema e hemorragia do ombro, evolui dos 25 aos 40 anos com tendinite do ombro e acima dos 40 anos com esporão no ombro e rupturas de tendões.

Causa
Profissionais que precisam manter os braços elevados acima do nível do ombro, atividades de arremesso e repetitivas, ou qualquer outra atividade semelhante pode estar associadas à síndrome do impacto. Com o uso excessivo do braço pode causar irritação e inchaço da Bursa e lesões dos tendões do ombro.

Sintomas
O paciente pode sentir uma dor na parte frontal e lateral do braço e dor súbita ao movimentar o braço. A dor pode ser noturna em muitos casos. Também encontramos rigidez e perda de força do ombro em casos mais graves.

Diagnóstico
O ortopedista deverá avaliar a história clínica e o exame físico, um exame de raio-x pode identificar um esporão ósseo no ombro e a ressonância magnética pode demonstrar rupturas tendíneas, tendinites e bursites.

Tratamento
O tratamento pode ser conservador por meio de repouso, uso de anti-inflamatórios, bolsas quentes ou geladas e fisioterapia específica.
Mas, se a lesão for grave o ortopedista pode recorrer à artroscopia, uma cirurgia com pequenas incisões no ombro através de uma câmera e pinças especiais.