Saiba tudo sobre a lesão no manguito rotador

0

Grupo de músculos e tendões que fazem parte do nosso ombro, o manguito rotador é importante para mantê-lo em posição e permitir a movimentação livre dos braços. Portanto, é, o tempo todo, muito requisitado pela nossa articulação.

Os problemas no manguito rotador podem ser degenerativos ou ocasionados por prática de exercícios mal executados e esforços repetitivos. Problemas também ocorrem quando parte dessa estrutura se torna danificada ou irritada, causando dor, fraqueza e limitação dos ombros são as denominadas tendinites. Em outros casos, a dor pode ser intensa e normalmente piora quando a pessoa tenta dormir de lado sobre o ombro afetado.

Nas academias, a execução de exercícios incorretamente e também o excesso de carga e o exagero também desencadeiam lesões não apenas no manguito, mas em outras partes dos ombros.

Essas lesões podem ir de um processo inflamatório até rupturas parciais ou total de tendões da região. É o grau da lesão, após avaliação do especialista de Ombro, que vai direcionar o tipo de tratamento para resolver o problema.

Nos casos menos graves, por exemplo, a recuperação pode ocorrer com exercícios, fisioterapia e anti-inflamatório, tudo com acompanhamento médico.

Nas situações mais graves, pode ser necessária a intervenção cirúrgica através da artroscopia, método menos invasivo para tratar lesões em articulações.

O diagnóstico pode ser feito pelo exame clínico e exames complementares como raio-x  e ressonância magnética, sendo que na ressonância é possível verificar a existência e gravidade da lesão. Muito importante é nunca tentar resolver o problema sozinho ou com indicações de amigos ou profissionais que não sejam especialistas pois estas lesões são progressivas e muitas vezes incapacitantes e o retardo de tratamento adequado gera sequelas irreversíveis e incomodo que ninguém quer sentir quando executar movimentos simples como levantar o braço para pegar alguma coisa.

Share.

About Author

Deixe um Comentário