Conheça a viscossuplementação

0

Os benefícios do ácido hialurônico já são bem conhecidos na dermatologia para fins estéticos. Porém, o que poucas pessoas sabem é que o mesmo produto, em condições e concentração diferentes, auxilia na recuperação da cartilagem de joelhos, em processo inflamatório, como o que acontece nos casos de Artrose e/ou Condromalácia. Dentre os componentes mais comuns das infiltrações estão os anestésicos (exemplos: xilocaína e lidocaína), corticóides (exemplos: triancinolona e dexametasona) e o próprio Ácido Hialurônico.

Para entender o procedimento, antes é preciso compreender a estrutura do joelho. A articulação normal do joelho apresenta um líquido no seu interior, chamado de líquido sinovial, cuja função é nutrir as células da cartilagem, dando às mesmas os nutrientes necessários para a manutenção de sua saúde. A viscossuplementação ou infiltração de ácido hialurônico restabelece a quantidade de ácido hialurônico que foi alterada pelo processo inflamatório da artrose, por exemplo.

O tratamento para o desgaste da cartilagem dos joelhos, que pode ter variadas causas, é indicado quando formas de tratamentos menos invasivas não surtem o efeito desejado e a infiltração passa a ser a melhor alternativa. A sua principal vantagem é que normalmente não dá efeitos colaterais e as dores e inchaço nos joelhos costumam melhorar rapidamente.

O paciente com artrose do joelho deve consultar um ortopedista especialista em joelho para avaliar se o seu caso pode ser tratado com a viscossuplementação. O especialista solicitará alguns exames de imagem e decidirá, caso seja indicado o tratamento, a dose e os intervalos entre as aplicações.

A infiltração do joelho para viscossuplementação é um procedimento rápido e simples, praticamente indolor, que pode ser feito no consultório médico, com anestesia local. Depois da aplicação o paciente pode andar normalmente. É recomendado apenas evitar grandes esforços por alguns dias. A maioria dos pacientes relata sentir um alívio importante da dor, melhor mobilidade, diminuição da crepitação, melhora da qualidade de vida e diminuição da ingestão de medicamentos analgésicos depois das aplicações.

Share.

About Author

Deixe um Comentário