Como lidar com a artrose nos ombros

Dor ao fazer um movimento ou mesmo em repouso pode ser sinal de desgaste na cartilagem articular do ombro, doença também conhecida como artrose do ombro.
A artrose do ombro causa dor e redução dos movimentos, causando dificuldade para realizar tarefas das mais simples como usar o bolso de trás da calça, vestir-se ou até mesmo dirigir o veículo. O tratamento para doença pode incluir fisioterapia ou, nos casos mais graves, cirurgias para implantação de uma prótese.

Vários fatores são apontados como causa do problema, entre eles, a predisposição genética de pessoas que tem casos de artrose na família, doenças reumatológicas, além de sobrecarga na articulação, causada pelo excesso de atividades por esportes ou trabalho, obesidade, instabilidade articular e lesões prévias no membro afetado.

O diagnóstico é feito através de avaliação médicas e exames como radiografias que permitem identificar a presença de osteófitos (“bicos”), cistos e deformidade articular que indicam a possibilidade de artrose. O médico também pode pedir tomografia ou ressonância, dependendo do caso.

O tratamento para a artrose do ombro é realizado com medicamentos e fisioterapia.
Em casos mais graves, quando os sintomas não melhoram com o tratamento, pode ser indicada a realização de cirurgia como liberações articulares artroscópicas  ou a necessidade de implantação de prótese do ombro (artroplastia) que pode ser parcial, total ou prótese reversa.