Capsulite Adesiva

Capsulite do ombro (ou Ombro Congelado) é uma condição extremamente dolorosa do ombro na qual o ombro se torna parcial ou totalmente imóvel. É uma das condições mais dolorosas do ombro (outra causa de dor forte é a tendinite calcária que abordaremos posteriormente).

O ombro congelado se inicia sem uma causa aparente e muitasvezes pode  ocorrer também quando játemos alguma lesão prévia de ombro. A doença possui três fases que se mesclam na evolução, inicia-se com dor, progredi para congelamento- com perda do movimento e finalmente o estágio de resolução onde quase todo movimento retorna. Este processo pode levar dois anos ou mais.

Ombro congelado pode estar associado a Diabetes, colesterol elevado, doenças cardíacas, doenças da tireoide e também a lesões e cirurgias prévias no ombro.

A cápsula éuma estrutura a base de colágeno, normalmente muito elástica e flexível. No ombro congelado ocorre uma inflamação da cápsula, que incha, se torna vermelha e contraída, levando a perda da elasticidade, dor e enrijecimento do ombro.

O diagnóstico érealizado através da história clínica e o exame físico do paciente.

O tratamento depende do estágio em que se encontra a doença. O paciente necessita de repouso e medicamentos pois, ao forçar o movimento pode levar a um aumento da inflamação e enrijecimento na fase inicial. Pode ser utilizado o tratamento de Bloqueios seriados do nervo supraescapular com anestésicos, tratamento com mais de 90 % de bons resultados. Fisioterapia na fase resolutiva para recuperação do movimento e em alguns casos Artroscopia com liberação da cápsula do ombro.