Artrose no joelho

O que é
Doença degenerativa das articulações, inicia-se com o desgaste da cartilagem  seguido pelo acometimento ósseo.As articulações de carga como: joelho ,quadril e tornozelo são mais acometidos.

Causa
A artrose pode ser de origem idiopática (sem causa definida),traumática (lesões de cartilagem ou fraturas com desnivelamento articular podem evoluir para artrose) , por sobrecarga (  sobrepeso ou por desvios de eixo )  ,sequela de doenças reumatológicas ( exemplos: artrite reumatóide , artrite gotosa), ou mesmo como sequela de infecções , entre outras.

Dor, limitação dos movimentos, rigidez e edema ( inchaço) são os principais sintomas.

O exame de raio X das articulações afetadas poderá mostrar a perda do espaço da articulação. Em casos avançados, haverá desgaste das extremidades dos ossos e presença de osteófitos.

A artrose é uma doença crônica, mas que podemos controlar seus sintomas e amenizar sua evolução. O tratamento pode ser conservador principalmente com fisioterapia , medicamentos analgésicos , condroprotetores e colágeno .

O tratamento cirúrgico pode ser indicado nos casos mais graves comoosteotomías ( correção do eixo articular ), artrodeses (Fusão cirúrgica de ossos , perdendo movimento articular) ou próteses (Substituição total ou parcial da articulação danificada por uma articulação artificial), entre outros.

Fisioterapia
A fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos, a movimentação de articulações rígidas e o seu senso de equilíbrio.